Meus queridos e queridas bom dia! Hoje trago para vocês uma receita bem gostosa de Canjiquinha. Como estamos no mês de junho e nessa época do ano os pratos que reinam na cozinha são a base de milho, seja ele doce ou salgado (broa, pamonha, papa, milho verde, angú, canjiquinha, dentre tantos outros) escolhi a canjiquinha para esquentar a noite passada que estava mega fria. Espero que todos vocês gostem da receita e façam, e depois é claro venham me dizer como ficou! ;)
Ingredientes:
01 copo de canjiquinha fina (lavar e escorrer);
03 copos d'água;
01 cebola média;
02 dentes de alho amassados;
02 dentes de alho inteiros;
01 tomate médio maduro picadinho;
bancon (a quantidade que você desejar);
sal à gosto;
pimenta preta, também à gosto;
Modo de Preparo:
Lave e escorra a canjiquinha. Coloque em uma panela para cozinhar a canjiquinha. Acrestente a metade da cebola cortada em rodelas, e coloque os 2 dentes de alho inteiros, deixe cozinhar.
Corte o tomate e a cebola bem picadinhos. Também corte o bancon em tiras médias. Numa panela ou numa frigideira funda, frite o bancon, deixe dourar. Acrescente o alho amassado e deixe dourar, em seguida coloque a cebola picadinha e deixe dourar bem. Enquanto isso mexa a canjiquinha que está sendo cozida, verifique se precisa colocar mais água.
Quando a cebola estiver já dourada coloque o tomate picadinho, mexa bem e acrescente meio copo d'água, coloque o sal e a pimenta tampe e deixa abrir ferfura. Se você preferir coloque também extrato de tomate, que irá incompar o molho. Deixe cozinhar. Depois do molho pronto, despeje-o na panela da canjica com fogo ligado, mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
Sirva a canjiquinha quente com folhas de manjericão para decorar e com torradas.
Esse prato fica delicioso além de aquecer nos dias frios.
Espero que tenham gostado... depois me digam como ficou ;)
Bjuxxx