Gotas de Doçura.

"Dê valor e respeite as coisas mais queridas ao seu coração. Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida."

sexta-feira, 11 de março de 2011

Receita de Brigadeiro Caseiro.



Ontem à noite, fui a um barzinho chamado Botequim Informal muito conhecido e frequentado aqui no Rio de Janeiro. Fomos Eu, minha irmã, e um casal de amigos Italianos que também são irmãos. Após comer um prato delicioso chamado mineirinho (alcatra na brasa, mandioca, cebola e queijo muçarela) nos deliciamos com uma sobremesa tipica brasileira, que nossos amigos italianos não conheciam.

O doce maravilhoso que comemos é o rei das festas infantis, trata-se do BRIGADEIRO. O botequim informal serve esta delicia na forma "brigadeiro de panela". Nossa o brigadeiro estava maravilhoso, além do prazer que o chocolate me proporcionou, ele me fez recordar a minha infância, os aniversários festejados em que tanto esperávamos servir o brigadeiro, a mesa cheia de brigadeiros em volta do bolo... hum era tudo maravilhoso! Da infância a adolescência muitas são as recordações, lembro-me que eu fazia brigadeiros para vender na escola, isso para arrecadar din din "caixinha" da festa de formatura do ginásio e do 2º grau.

Os amigos italianos adoraram o doce e me pediram a receita, é claro que eu expliquei como se faz o doce, mesma receita que eu fazia na infância e na adolescência.

Diante das recordações que o brigadeiro me trouxe resolvi postar a receita do Brigadeiro Caseiro, receita tradicional. Hoje temos muitas opções de receitas de brigadeiros que com o passar do temnpo foi aprimorado, surgindo várias versões e recheios. A receita e as fotos vão deixar todos com água na boca.

RECEITA DE BRIGADEIRO CASEIRO.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó
chocolate granulado para fazer bolinhas

Modo de preparo:

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.

As forminhas você pode encontrar nos supermercados, lojas de artigos para festa, e mercadinhos de bairro.

FOTOS DAS VÁRIAS VERSÕES DO BRIGADEIRO, retiradas do site aventuras gastronômicas.

Brigadeiro Branco.



Amei a Colher de brigadeiro.


Brigadeiro de panela.


Que fofura essas panelinhas!

Brigadeiro de Panela II

8 comentários:

  1. Humm, brigadeiro é bom de qualquer jeito, né? Quem não gosta? rsrsrs
    Bjs e um ótimo final de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elza!
    Realmente brigadeiro é bom de qualquer jeito, é impossível não gostar dessa maravilha!
    Tenha também um ótimo final de semana, abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito fofo...já entrei pra ficar!
    obrigada pela visitinha no meu também.
    Beijos

    Dri
    http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Dri, boa noite!
    Fico muito feliz por ter gostado do blog, desejo boas vindas, sinta-se em casa. ; )

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  5. Léa
    olá .Estava procurando receita de brigadeiro, encontrei. Fiz .Deu certo.
    Coloquei dentro do bombom em forma para vender.

    ResponderExcluir
  6. Olá Léa, boa tarde!
    A receita é muito fácil, prática e deliciosa!! Fico feliz por ter dado certo e pelo fato de vc vender ;)

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  7. vem cá esta porcão da pra fazer quantos brigadeiros?

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite.

    Depende do tamanho que você irá enrolar os brigadeiros. No tamanho médio você obtém uns 35 brigadeiros.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Cantinho para você palpitar!